O superintendente federal da Pesca e Aquicultura do Acre, Paulo Ximenes, foi reconhecido na última quinta-feira (27), em Brasília, pelo trabalho de destaque à frente da Superintendência. Uma das ações de Ximenes, reconhecida pelo Brics, que reúne as maiores economias emergentes do mundo, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi a recomendação encaminhada ao governador Gladson Cameli (PP) para que decretasse situação anormal ocasionada pela seca extrema.
A recomendação foi feita em outubro de 2023 e acatada pelo governador. A medida teve efeitos diretos na vida de milhares de pescadores artesanais. Um dos critérios anunciados pelo governo federal para o adiantamento do Seguro Defeso é a área em questão está sobre decreto de calamidade hídrica.
A iniciativa de Paulo Ximenes, de alertar o governo do Acre, resultou no pagamento de um auxilio extraordinário aos pescadores dos 22 municípios do Acre. O auxílio extraordinário foi pago em parcela única, no valor de R$ 2.640,00.
“Assim que notamos a seca severa e os estudos climáticos apontando para uma grave estiagem até dezembro, apressamos nossas ações no sentido de garantir aos nossos pescadores o recebimento deste recurso. Publicamos uma recomendação ao governo do estado para que ele reconhecesse a situação de emergência para que os nossos pescadores pudessem acessar este recurso. Também levamos as nossas demandas ao ministro André de Paula e graças a Deus este auxílio socorreu os nossos pescadores artesanais”, disse Paulo Ximenes.