“Houve uma proposta indecorosa de saída formal da coligação (dos partidos que apoiam Zequinha Lima) mas, de manutenção de um “apoio informal”, que foi obviamente rejeitada pela Direção Municipal do Partido – disse Daniel Zen, na ocasião
Após ser removido da aliança com o PP de Zequinha Lima em Cruzeiro do Sul e ter recebido “propostas indecorosas” para ficar na aliança, onde foi proposto apoio informal, sem aparecer, como os outros partidos aliados, o Partido dos Trabalhadores de Daniel Zen decidiu apoiar a pré – candidata Jéssica Sales, a leonina do MDB de Cruzeiro do Sul.
Mesmo reconhecendo que o MDB e o Partido dos Trabalhadores são adversários históricos no Acre, Daniel Zen destaca que “nossas diferenças e rivalidades permanecem, mas, estamos superando-as, em defesa da democracia.”
Abaixo, veja a nota do Partido:
NOTA DA PRESIDÊNCIA DO PT/AC SOBRE A ALIANÇA COM O MDB, EM CRUZEIRO DO SUL-AC
Não existe muralha tão alta que separe forças políticas adversárias que não possa ser removida pela força da boa vontade e das causas coletivas em prol da democracia. Nesse sentido, só não há exceção para negociar e transigir com o autoritarismo e com o fascismo.
Se estivéssemos vivendo um tempo de normalidade democrática, estaríamos fazendo disputas internas até em campeonato de peteca. Mas, a democracia vem sendo abalada, no Brasil, nos últimos anos, pela escalada da extrema-direita, com seu radicalismo fundamentalista, também presente aqui no Acre. Logo, a disputa de 2024 não é interna e está sendo travada entre um campo democrático e um campo autoritário.
No campo dos que, verdadeiramente, amam e defendem a democracia se situam a direita democrática, o centro e a esquerda progressista, onde está o Partido dos Trabalhadores, não havendo espaço para os radicalismos.
E é por isso que o aliado prioritário do PT do Acre, nessas eleições de 2024, é o MDB, nosso adversário local histórico. Nossas diferenças e rivalidades permanecem, mas, estamos superando-as, em defesa da democracia.
Assim sendo, em Cruzeiro do Sul, apoiaremos a candidatura de Jéssica Sales (MDB) e de João Tota Filho (PSD), a prefeita e a vice-prefeito da segunda maior cidade do Acre, decisão esta anunciada em ato público, ocorrido na tarde de hoje, 06/08, em Cruzeiro do Sul-AC. De igual forma, estaremos juntos em Rio Branco, Brasiléia, Xapuri, Porto Walter e aonde mais for possivel.
Que essa aliança seja vitoriosa e duradouro para que, um dia, democraticamente, possamos voltar a nos enfrentar de novo.
De Rio Branco-AC a Cruzeiro do Sul-AC, 6 de agosto de 2024,
122° aniversário da Revolução Acreana.
Daniel Zen
Presidente do Diretório Estadual do PT/AC