O cooperativismo está presente na 19ª edição da Expoacre Juruá, feira de negócios e entretenimento que acontece em Cruzeiro do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto. O setor mostra aos visitantes a força e potencial produtivo do cooperativismo na região, com destaque para a agricultura familiar com a produção da farinha, café, feijão, frutas, verduras, entre outros.
A Central das Cooperativas dos Produtores Rurais do Juruá (Central Juruá), composta pela Cooperfarinha, Juruá Alimentos, Progredir, Coopercintra, e Coopersonhos, levou para a Expo Juruá a famosa farinha de Cruzeiro do Sul e outros produtos da agricultura familiar, como o feijão produzido em Marechal Thaumaturgo, além de verduras, hortaliças e temperos diversos.
Farinha produzida na feira é sucesso entre os visitantes
O processo de produção da farinha tem feito muito sucesso na feira. As cooperativas levaram uma casa de farinha semi-automatizada para o evento e estão fazendo ali mesmo a torra da farinha e outros derivados da mandioca, como a tapioca e o beiju, e oferecendo aos visitantes.
Outra novidade na Expo Juruá são as farofas saborizadas de gengibre e pimenta, produzidas e comercializadas pela Juruá Alimentos. O produto está ganhando o gosto de quem prova.
Selo de qualidade
A farinha de Cruzeiro do Sul é reconhecida internacionalmente pela qualidade e sabor inigualável. A Central Juruá é detentora do Selo de Indicação Geográfica (IG), certificação que garante a qualidade do produto.
Vitrine de negócios
O presidente da Cooperativa Juruá Alimentos, Adauto Messias, avalia a participação na feira como sucesso e destaca que o espaço é uma vitrine poderosa para tornar o produto conhecido.
“Poder divulgar nossos produtos para o maior número de consumidores de todo Estado do Acre e do Brasil é gratificante, para a nossa cooperativa foi muito importante participar da feira, pois além de termos a oportunidade de apresentar nossos produtos, pudemos conversar com representantes da política e gestores públicos sobre as dificuldades que vivenciamos, aproveitamos para pedir apoio às nossas cooperativas e produtores rurais”, disse.
A Cooperfarinha levou para a feira duas toneladas de farinha de mandioca, além de biscoito de goma, beiju, entre outros produtos. O presidente da Cooperfarinha, Sebastião José do Nascimento, ressalta que a feira ajuda a impulsionar as vendas e tornar os produtos conhecidos.
“Com toda essa exposição conseguimos divulgar ainda mais os nossos produtos, muitos visitantes pegam nossos contatos para fazer encomendas da nossa farinha exposta no Espaço da Indústria, no Espaço do Sebrae e na feirinha. Para nós, produtores rurais, essa oportunidade é muito importante”, enfatizou.
Coopercafé
A Cooperativa de Produtores de Café do Juruá (Coopercafé), criada em 2021, mostrou a grandeza e a potencialidade da cultura do café na região. A cooperativa reúne atualmente mais de 100 produtores em Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul e tem mais de dois milhões de pés de café plantados.
O presidente da Coopercafé, Jonas Lima, enfatiza o ambiente de negócios oportunizado na feira.
“Essa é a nossa segunda participação na Expo Juruá, após a feira do ano passado, fizemos muitos negócios e conseguimos muitos apoios para a cooperativa. Avalio que esta é uma excelente oportunidade para tornar nosso produto conhecido, de fazer negócios e mostrar o potencial do café do Juruá e do cooperativismo. Aproveito para parabenizar todos os organizadores dessa linda e importante feira”, finalizou.
Texto: Andréia Oliveira
Fotos: Sérgio Vale