Durante a audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) realizada nesta segunda-feira, 9, o secretário de governo Luiz Calixto se pronunciou sobre os protestos dos acampados na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em sua fala, Calixto destacou que, embora muitos dos manifestantes sejam pessoas necessitadas, a responsabilidade pelo aluguel social cabe à Prefeitura de Rio Branco, e não ao Estado.
“Lamentamos, sentimos, são pessoas necessitadas. Foi feito o levantamento pelas secretarias de ação social, tanto do Estado quanto do município. Alguns não preenchem os requisitos para o pagamento do aluguel social. Mas, ainda que preenchessem, é uma obrigação da prefeitura e não do Estado”, afirmou o secretário.
Calixto também comentou sua interação com os manifestantes ao chegar na Aleac pela porta da frente, onde foi abordado por alguns deles. Segundo o secretário, apesar da sensibilidade em relação à situação dos acampados, é necessário que Estado e município sigam as normas estabelecidas pelas leis federais que regem o aluguel social.