Em uma publicação recente, o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) gerou controvérsias ao proferir uma declaração equivocada sobre a orientação ideológica do Partido da Mobilização Nacional (PMN). Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Duarte afirmou que o PMN é um partido de centro-direita, divergindo diretamente do posicionamento estatutário da agremiação.
A afirmação do parlamentar foi baseada em informações extraídas da Wikipedia, um site de conteúdo colaborativo e que, apesar de valioso como fonte de informação, pode ocasionalmente conter dados imprecisos ou desatualizados. No entanto, ao se aprofundar no estatuto do PMN, fica evidente que o partido se declara como uma entidade de esquerda, defensora do socialismo democrático.
O artigo 2 do estatuto do PMN é explícito ao afirmar que o partido se orienta pelo seu manifesto, programa, estatutos e demais diretrizes de ação política, social e econômica de conteúdo nacional, democrático e socialista. Dessa forma, fica clara a discordância entre a afirmação do deputado Duarte e a posição oficial do partido ao qual ele fazia referência.
Essa discrepância levanta questões importantes sobre a responsabilidade dos políticos ao transmitir informações precisas e embasadas. A declaração equivocada do deputado Roberto Duarte demonstra a importância de se recorrer a fontes confiáveis e verificadas, especialmente ao abordar temas sensíveis como as orientações políticas de partidos.
Roberto Duarte já apoiou personalidade de esquerda “por Amor ao Acre“
Roberto Duarte já apoiou Marina Silva, do então Partido Verde, quando esta personalidade de Esquerda acreana concorreu à presidência em 2014. Marina já foi do PT e quando saiu, migrou para partidos alinhados à ideologia de Esquerda., dentre eles o PV e a Rede.
Roberto e Bocalom já fizeram alianças com partidos de Esquerda
No mesmo ano de 2014, Roberto Duarte, que saiu candidato ao Senado e Tião Bocalom, que concorreu ao cargo de governador, ambos do DEM, fizeram alianças com PV e PMN, partidos considerados de Esquerda.