Já estamos no ano de 2024 ( ano eleitoral) e terceiro ano da gestão do Prefeito Tião Bocalom e praticamente, nada mudou na periferia de Rio Branco, que sofre com a abundante falta de infraestrutura. O sofrimento de quem mora na periferia é gritante. Os buracos são uma das principais causas da grande rejeição que a população tem da administração Bocalom, conforme as pesquisas divulgadas até o final de 2023.
Há dois anos, a RBtrans, autarquia vinculada à Prefeitura de Rio Branco lançou um panfleto digital dando dicas de como os cidadãos de Rio Branco precisam dirigir em ruas cheias de buracos. O post, que estava na página oficial do órgão nas redes sociais, causou grande alvoroço e uma enxurrada de memes e críticas contra a gestão do prefeito Tião Bocalom.
Veja a matéria que saiu no G1 Acre, em 2021:
“Confira agora 4 dicas de cuidados necessários em vias esburacadas”. Essa mensagem fazia parte de uma publicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), que foi deletada após repercussão negativa na internet. A lista tinha sido publicada nessa quarta-feira (28) na página oficial da autarquia.
Na postagem, a RBtrans destaca que os buracos nas ruas e estradas são um problema, pois podem danificar peças como pneus. Acontece que o lançamento da peça publicitária ocorreu em meio a tantas reclamações diárias da população da capital sobre as péssimas condições das ruas, principalmente, de bairros mais afastados do Centro.” – disse o G1 Acre, na época.
Abaixo, confira na íntegra as dicas da Rbtrans, que foi publicada e posteriormente, deletada, na época dos fatos:
Confira as 4 dicas da RBTrans:
1) Esteja sempre atento e com o campo de visão aberto. Evite distrações com conversas ou olhares para quem estiver no carro. isso pode atrapalhá-lo caso seja surpreendido por um buraco e a reação não ser imediata para o desvio.
2)Mantenha-se com a atenção voltada ao trânsito.
Evite altas velocidades. Dirigir rápido em ruas ou estradas nas quais se pode encontrar buracos é um passo para ocorrer danos graves ao carro e risco de acidentes. Mesmo com um limite de velocidade alto, mantenha-se abaixo do permitido.
3) Sempre que possível, desvie do buraco. Dirigindo em velocidade razoável, sempre haverá a possibilidade de avistar buracos e fazer o desvio. Os impactos frequentes desgastam o amortecedor e a suspensão. Evite manutenções desnecessárias.
4) Caso não consiga desviar do buraco, solte o freio. Nunca passe em um buraco com o pé no freio. Isso é prejudicial, pois as rodas travam, aumentando o impacto interno, além de prejudicar a mecânica do carro. portanto, se não deu tempo de desviar do buraco, apenas solte o freio e deixe o mecanismo de amortecimento trabalhar.
SITUAÇÃO HOJE
A periferia de Rio Branco continua abandonada pela gestão Bocalom. Reclamações e memes viralizam nas redes sociais todos os dias, com a população insatisfeita, mostrando ruas esburacadas, crateras abertas isolando moradores, etc. Bocalom corre contra o tempo, para tentar conquistar a confiança da população, que sofreu erosão com os três primeiros anos da gestão do Prefeito, pautada no negacionismo, na faltando diálogo com os servidores, com autorização para que os PMs agissem contra os garis que protestaram contra a Prefeitura por salários atrasados, e com a fuga de Bocalom pela porta dos fundos da Prefeitura, com medo de enfrentar os servidores públicos.
Foto capa: internet