O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (Legal) no Acre promoveu o Workshop “Análise Legislativa com R”, ministrado por Matteo de Barros Manes, doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A programação ocorreu entre os dias 24 a 26 de julho, no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), situado no campus da Universidade Federal do Acre.
O Legal é um observatório interinstitucional em rede que congrega pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior em áreas como ciência política, sociologia, comunicação e direito, dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira. Produz conteúdo organizado em eixos de pesquisa, os quais estão disponíveis em seu site (www.legal-amazonia.org).
O Workshop é a terceira capacitação promovida pelo Laboratório em 2024, visando produzir e transferir conhecimento substantivo acerca dos processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com foco nas instituições democráticas no estado do Acre.
A coordenadora do Legal no Acre, Luci Teston, enfatiza a relevância do curso e sua conexão com os objetivos do projeto, voltados para o monitoramento legislativo. “O Curso integra o eixo de atuação do Projeto de Pesquisa relacionado ao monitoramento do Legislativo, a partir da utilização de métricas desenvolvidas pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), fornecendo aos participantes habilidades práticas para coleta e análise de dados legislativos, utilizando técnicas modernas, como a linguagem R e o software RStudio”, afirma.
A linguagem de programação R é amplamente utilizada por estatísticos, cientistas de dados e pesquisadores para análise de dados, modelagem estatística, visualização de dados e desenvolvimento de software estatístico. Nas ciências sociais e humanas tem aplicações em análise de dados de pesquisas e questionários; estudos de opinião pública e análise de dados demográficos, bem como análise de redes sociais.
Matteo de Barros Manes, ministrante do curso, ressaltou a eficiência da ferramenta para o monitoramento das atividades parlamentares no âmbito local e nacional.
“Neste workshop, o objetivo foi mostrar aos alunos formas de criar monitoramento e acompanhar o que é produzido no congresso nacional e para além do congresso nacional utilizar essas metodologias para monitorar os legislativos estaduais e municipais”, disse. “O R veio para nos auxiliar a trabalhar com muito mais conteúdo e informação, o que antes não era possível. A ideia é capacitar os alunos a entender por que é produzido, quem produz e o que é produzido em cada um desses legislativos de maneira eficiente.”
Durante os três dias de curso, os participantes aprenderam a coletar e organizar dados de proposições legislativas, realizando análises temáticas e comparações entre grupos de parlamentares. Além disso, foram introduzidos ao conceito de texto como dado, com foco na coleta e análise de discursos, culminando na criação de um índice personalizado de monitoramento de atividade parlamentar.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o vice-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Josimar Ferreira; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima; a Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Geórgia Pereira; e o Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Acre, Valdemiro Rocha.
Texto: Andréia Oliveira e Bárbara Silva.
Fotos: Luã Braga.