A Polícia Militar do Acre (PMAC) dará início nesta quinta-feira, 24, ao projeto-piloto do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), voltado para estudantes do ensino médio. A cerimônia de lançamento acontece na Escola Professor Sebastião Pedrosa, localizada na Alameda Comara, 101, no bairro Comara, a partir das 8h.
Historicamente, o Proerd já beneficiou mais de 200 mil jovens em todo o Estado, mas até agora focava apenas em alunos do Ensino Fundamental. Com a nova iniciativa, a PMAC planeja estender os ensinamentos sobre prevenção ao uso de drogas e a promoção de um ambiente escolar seguro aos adolescentes do 1° ano do Ensino Médio. A capacitação do currículo para essa nova modalidade começou em 2023, com uma equipe da PMAC participando de um curso no Rio Grande do Sul.
Durante as aulas, os estudantes serão estimulados a refletir sobre os perigos associados ao uso de substâncias ilícitas. “Existe um programa que vai lhe ajudar, existe um amigo que vai lhe ensinar que o problema drogas merece atenção, e pra manter-se a salvo, é preciso dizer não”, diz uma das músicas que se tornou um verdadeiro sucesso nacional.
A expectativa é de que, no Seminário Estadual do Proerd, que ocorrerá no final de novembro de 2024, toda a equipe envolvida no programa esteja capacitada para atuar de forma eficaz no Ensino Médio. O objetivo é atingir o maior número possível de jovens em todo o Acre, levando informações sobre os malefícios do uso de drogas e promovendo a conscientização.