Chegou o inverno e tudo indica que a população de Rio Branco vai sofrer bastante devido a falta de atenção da gestão Bocalom aos problemas causados pela falta de infraestrutura nas periferias da capital.
Falta de verão não foi. O prefeito teve a oportunidade de minimizar os problemas de falta de infraestrutura na periferia de Rio Branco, e pouco fez para diminuir os problemas da população. O jornal Ac24horas mostrou a revolta e agonia de um morador, vítima do descaso, que gasta o próprio dinheiro para realizar melhorias onde mora. Veja:
O morador Ítalo Brito, de 36 anos, residente na rua Copaíba, situada no Bairro Joafra, em Rio Branco, é o retrato da indignação ao acusar o município de não dar manutenção nos bairros da capital acreana. Sem condições de chegar e sair de sua casa, e esperando há três anos pela recuperação da via, Ítalo teve que tirar dinheiro do próprio bolso para alugar uma máquina e abrir a rua que beneficia toda a comunidade que mora no local. Indignado, Ítalo falou com o ac24horas nesta segunda-feira, 30. “Isso é um absurdo, não é a primeira vez que tenho que gastar do próprio bolso para eu poder sair e chegar na minha casa. Tem ainda um problema sério com a rede de esgoto e tive que arcar também com o esgoto. Tudo isso foi feito no último sábado. O máximo que a prefeitura fez aqui foi roçagem, nunca passou uma máquina”, explica Ítalo. Apenas com o aluguel de uma máquina com 5 horas de trabalho, Ítalo gastou R$ 1,5 mil. Além do alguém do equipamento, o morador precisou também comprar material e mão-de-obra para arrumar a rede de esgoto, que corria a céu aberto. O total de gastos chegou a R$ 3,5 mil. Em vídeos feitos na rua após o trabalho da máquina, Ítalo se mostra revoltado. “O prefeito diz que tem dinheiro, mas eu estou aqui fazendo o trabalho dele, abrindo rua para a população ir e vir”, diz. A reportagem procurou a prefeitura de Rio Branco e aguarda um posicionamento do município sobre o assunto.