Uma decisão judicial emitida pela 38° Vara Cível da Comarca de São Paulo, na semana passada, determinou a busca e apreensão de 16 ônibus da Rotran Auto Ônibus Linhas Rodoviárias LTDA, pertencente à Ricco Transportes, empresa responsável pelo transporte coletivo em Rio Branco, capital do Acre.
A medida foi tomada devido à falta de pagamento de um empréstimo contraído junto ao Banco Caruana, de São Paulo, no valor de R$ 2.628.322,21 milhões.
Segundo o processo, a empresa sediada em Goiás comprometeu-se a pagar 54 parcelas do empréstimo, destinado à compra dos ônibus modelo Mercedes Benz, Induscar Apache U, fabricados entre 2014 e 2016. Os advogados do banco alegam que as parcelas não são pagas desde fevereiro de 2024.
O Juiz de Direito Danilo Mansano Barioni acatou a liminar apresentada pelo banco, determinando a apreensão dos veículos e enviando carta precatória à Comarca de Rio Branco para prosseguimento do processo. Em resposta, a juíza Bruna Barreto Perazzo Costa, considerando o interesse público, deu prazo de 5 dias para que a Ricco apresente medidas para uma solução amigável com o banco.
Com a apreensão dos coletivos, a população de Rio Branco poderá ficar prejudicada.
“Já tem poucos ônibus rodando na cidade, com a apreensão desses 16 aí, o sistema de transporte coletivo pode ficar em colapso e a gente, que depende de ônibus para ir para o trabalho, seremos os mais prejudicados” – disse um usuário dos transportes coletivos que mora na Baixada da Sobral.