Aconteceu hoje na manhã desta quarta-feira (20) o primeiro encontro organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, presidida pelo integrante da Executiva Municipal e presidente da FUG no Acre, André Ariosto Pires Miguéis, filho do lendário cabeça-branca do MDB, o velho guerreiro Ariosto Miguéis, ex- deputado federal, grande baluarte do partido e liderança histórica do Bairro Quinze, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Participaram do encontro o presidente do MDB acreano e maioral dos cabeças brancas do partido, o velho lobo Flaviano Melo, que foi ex-prefeito, ex- governador, ex- senador e ex-deputado federal e também o deputado estadual e ex-prefeito Tanízio Sá, líder do MDB na Assembléia Legislativa e o ex-prefeito e engenheiro Marcus Alexandre, maior estrela política de Rio Branco atualmente. Também participaram moradores históricos dos bairros do Segundo Distrito, dentre eles, lideranças populares dos Bairros 15, Cidade Nova, Seis de Agosto, Taquari, Belo Jardim e outros.
As Rodas Democráticas foram a primeira iniciativa da respeitada Fundação Ulysses Guimarães de se reunir com as principais lideranças políticas e populares para discutir sobre a situação em que se encontra a cidade de Rio Branco e debater planejamentos, visando o futuro da cidade e de sua população.
“As Rodas Democráticas visam discutir os problemas e apresentar soluções para Rio Branco nos próximos 10 anos, a partir do programa Caminhos da Cidade, que é um programa da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, e que está sendo implantado de forma de vanguarda, primeiramente aqui em Rio Branco. Trazer Flaviano Melo, Tanízio Sá e Marcos Alexandre, três ex-prefeitos, para discutir Rio Branco é pensar no futuro, pensar nas novas gerações, nas gerações futuras, e isso é fundamental. E também termos a presença das pessoas como uma forma de elaboração da democracia participativa.” – disse André Ariosto Miguéis, idealizador do evento.
O Velho Lobo Flaviano Melo destacou os eventos passados, quando a cidade estava se expandindo e afirmou que é importante o debate, com foco nas futuras gerações.
“Vi no passado como essa cidade estava crescendo ao redor do Rio Acre e nos tivemos a ideia de implementar a expansão da cidade para além do rio, com foco em viabilizar o crescimento urbano olhando sempre para o futuro” – disse o maior político acreano.
O ex-prefeito Marcus Alexandre, mostrando profundo conhecimento sobre as ruas, bairros e problemas enfrentados pelos moradores, elogiou a iniciativa da Fundação e destacou que o mais importante é implementar políticas públicas com foco na resolução de problemas pontuais enfrentados pela sociedade, desenvolvimento urbano e foco nos jovens, os preparando para o futuro.
“A nossa terra deve ser a terra de oportunidades. Nós temos que encontrar caminhos para o desenvolvimento urbano e social, trazendo investimentos, trazendo oportunidades, principalmente para os jovens. A cidade tem que ser esse retorno do crescimento. Rio Branco precisa de políticas públicas. Não pode tirar o esporte dos bairros. Não pode tirar a cultura, o lazer dos bairros. Não pode tirar o Festival da Canção, é um talento que está esperando uma única oportunidade e esses eventos que a gente fazia podia ser uma janela de oportunidades para um jovem talentoso hoje. Não tem mais. Quando você tira essas políticas públicas que na minha visão são muito importantes, você está tirando oportunidades. Eu lanço o debate: qual é a cidade que nós queremos para daqui a 20 anos?” – pontuou Chame Chame.
O presidente da FUG -ACRE, André Ariosto, agradeceu a população presente e afirmou que as Rodas Democráticas irão avançar nas outras regionais da cidade, convocando as pessoas para debater Rio Branco.