A Força Aérea dos Estados Unidos testou nesta quarta-feira (6) um míssil de longo alcance com capacidade nuclear, de acordo com o Comando de Ataque Global da Força Aérea.
O míssil balístico intercontinental (ICBM) desarmado Minuteman III, equipado com três veículos de teste de reentrada, foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA), e viajou 4.200 milhas até o Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall, na Oceania.
“Esses lançamentos de teste verificam a precisão e confiabilidade do sistema de armas ICBM, fornecendo dados valiosos para garantir uma dissuasão nuclear contínua, segura e eficaz”, disse o comunicado.
Os EUA testam regularmente o seu sistema de armas intercontinentais para verificar a sua precisão e confiabilidade. Tais testes ocorreram mais de 300 vezes e “não são o resultado dos acontecimentos mundiais atuais”, segundo o comunicado.
“A empresa nuclear dos EUA é a pedra angular da segurança para a liberdade do povo americano e dos nossos aliados em todo o mundo”, disse o coronel Chris Cruise, comandante do 377º Grupo de Teste e Avaliação.
“Este lançamento de teste envia uma mensagem visível de dissuasão em nome das nossas forças conjuntas e parceiros globais, e não poderia estar mais orgulhoso do profissionalismo dos aviadores e dos Guardiões que compõem esta missão.”
Os EUA notificaram a Rússia com antecedência sobre o teste, segundo o Pentágono.
“De acordo com os procedimentos padrão, os Estados Unidos transmitiram uma notificação de pré-lançamento de acordo com o Código de Conduta de Haia e notificaram antecipadamente o governo russo de acordo com as nossas obrigações bilaterais existentes”, disse o Brig. O general Pat Ryder disse em uma coletiva de imprensa na terça-feira.
O Minuteman III é tradicionalmente conhecido como a única perna terrestre da tríade nuclear dos EUA. As outras duas partes da tríade são o míssil balístico lançado por submarino Trident e as armas nucleares transportadas por bombardeiros estratégicos de longo alcance.
Por CNN Brasil