Wylben Justino, de 30 anos, era um flanelinha diferenciado que guardava carros ao lado do cartório do Skate Park, na avenida Ceará. Quem desconfiava do comportamento dele, cheio de zelo com o que fazia, tinha razão. Aquele menino pobre é hoje um empresário reconhecido e bem sucedido na área de higienização à seco de móveis, tapetes, cortinas e carros.
Não é novidade para ninguém que a pandemia do coronavírus ajudou muita gente a se reinventar, principalmente pela sobrevivência. Naquele período sombrio muitas pessoas ficaram desempregadas e sem perspectiva de como sustentar à família. O Wylben Justino era nessa multidão. Todos os dias contava as moedas que ganhava como flanelinha, cuidador de carros ao lado do Skate Park. Foi no meio desse caos social que surgiu uma oportunidade. Um amigo o convidou para trabalhar como ajudante na área de higienização de móveis domésticos e outros.
“No início foi tudo aprendizado, tive a oportunidade de aprender, e ainda ser pago pra isso, mas eu sentia que podia mais, que seria bastante possível eu também entrar no ramo”, enfatiza Wylben. Ele segue dizendo que só ter vontade e a capacidade de caminhar sozinho não era o suficiente. “Eu precisava de uma máquina extratora e demais materiais, o que estaria bem distante de minha realidade. Encontrar alguém que pudesse apostar em mim, parecia algo bem remoto”, comenta Wylben, mas como diz o ditado, Deus ajuda quem cedo madruga. Um tio de Wylben, vendo sua dedicação, força de vontade, ofereceu-lhe os recursos necessários para que ele adquirisse a tão sonhada máquina extratora. “Quando ele me falou que me emprestaria o dinheiro, e que eu poderia pagá-lo em várias prestações, eu nem acreditei. Fiquei muito emocionado”, relata Wilber.
O rapaz visionário aceitou a ajuda, comprou o equipamento, começou a trabalhar e divulgar seus serviços, montou sua carteira de clientes fiéis e partiu, sucesso. “Executamos nosso serviços com muito afinco, responsabilidade e confiança, onde nossa maior propaganda, é o próprio cliente que sempre indica outro”, diz Wilber.
Hoje já com empresa registrada, a ML Clean Limpeza e Higienização, Wilber realiza serviços para mais de quatrocentos clientes, dos mais diversos tipos, sejam pessoa física ou jurídica. Em 2023 a empresa dele foi certificada como a melhor do ramo, através de votação popular pelo instagram.
Wylben Justino conta hoje com três colaboradores e atende seus clientes de segunda à sábado, porém se acaso o cliente só tiver disponibilidade aos domingos, sempre abre uma exceção para não deixar ninguém na mão, embora a preferência nesse dia seja cumprir uma outra missão, outra paixão dele, a social. Ele abraça as crianças da redondeza do Loteamento Santo Afonso, na Baixada da Sobral. Hoje lida diretamente com 35 menores através de atividades educativas, esportivas e de recreação. “Isso aqui é minha vida, contribuir na formação desses pequenos, para que não descaminhem e sigam o caminho errado”, diz o empresário, que trabalha para o sustento de sua família, gera emprego, e ainda faz obra social.
“Hoje só gratidão a Deus pela oportunidade que recebi de meu amigo, ao meu tio que acreditou em mim, e aos meus clientes que sempre me solicitam fielmente”, conclui o nosso herói da periferia da capital. Ele deixa o telefone para contato a algum leitor interessado: 68 99951-3889.
Por Tony Ferreira, especial para o Acrenews