Nova tecnologia também pode ser usada para derreter embarcações inimigas
Um vídeo divulgado pela Marinha dos EUA mostra uma embarcação militar disparando uma arma laser destruidora de drones — apelidada de Helios.
As imagens, sem data, que foram publicada pelo Centro de Contramedidas (CCM) dos EUA neste mês, capturaram a tecnologia laser de combate sendo disparada do destróier USS Preble no meio de um oceano.
A demonstração foi “para verificar e validar funcionalidade, desempenho e capacidade contra um alvo de veículo aéreo não tripulado”, afirmou o relatório do CCM.
O relatório não forneceu detalhes específicos sobre o teste — incluindo onde ou quando a arma laser foi disparada.
A arma Helios, que usa um laser de alta energia de 60kW que pode atingir alvos na velocidade da luz, é um sistema avançado de energia direcionada desenvolvido para as Forças Armadas dos EUA pela Lockheed Martin.
O armamento altamente tecnológico destrói alvos — incluindo drones, embarcações de ataque rápido e mísseis — derretendo-os ou superaquecendo-os.
Além de ser usado como um laser destrutivo, a arma também pode atuar como um ofuscante óptico em uma tentativa de interromper sensores de inteligência e reconhecimento.