Nesta terça-feira (23), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, promoveu uma alteração no quadro do secretariado municipal, como divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE).
A decisão de destituir Anderson Gomes do Nascimento do cargo de Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil, mediante o Decreto nº 603 de 24 de abril de 2023, vem acompanhada de controvérsias. Anderson Gomes enfrentava críticas no setor cultural devido a atrasos nos pagamentos da Lei Paulo Gustavo, além de ser alvo de reprovação pela alegada falta de habilidade política na gestão da pasta, uma vez que não contava com o apoio dos agentes culturais, grupo que ganhou destaque no orçamento municipal.
Em uma reviravolta subsequente, Bocalom nomeou Klowsbey Viegas Pereira, Diretor de Esporte e Lazer, como interino no cargo de Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil – FGB, aguardando futuras deliberações.
Nos bastidores, surgem rumores de que a exoneração foi feita para acomodar o grupo da Márcia Bittar (PL), ex-mulher do senador Márcio Bittar (UB), que estaria sendo cogitada como vice na chapa de Bocalom para as eleições de 2024. Vale ressaltar que a FGB já teria sido oferecida a Márcio Bittar (UB) anteriormente, sem que um acordo fosse alcançado. O cenário político local continua a se desdobrar, deixando espaço para especulações e análises sobre os desdobramentos futuros.