A Baixada da Sobral sempre teve políticos de peso e grandes lideranças populares que sempre disputaram eleições em Rio Branco e neste ano, não seria diferente.
Muitas lideranças políticas da Baixada entraram no ostracismo, como no caso de Francineudo Costa, Raimundinho da Saúde e seu irmão, Railson Correia e outras emergiram, nunca deixando a Baixada da Sobral carente de lideranças populares.
Um exemplo disso são os pré-candidados mais destacados da Baixada: o empresário e funcionário público Jonilson Silva, dono da Clínica São Camilo; Vânia Rodrigues, que é Assistente Social, atual presidente do bairro Ayrton Sena e ligada à Igreja Nação Forte Church; o ativista político Francisco Panthio, conhecido por defender pautas populares e o líder comunitário Leandro Bezerra, também ligado à Igreja Nação Forte Church; a combativa ativista popular Neide Rocha e a professora Sirlene Luz, considerada pelos alunos a melhor professora do Colégio Ribamar Batista, de todos os tempos. Isto sem falar no Jimmy Juruna, filho do ex-vereador Juruna e também uma destacada liderança popular na Baixada.
Ambos os pré-candidatos tem extenso histórico de serviço social prestado na Baixada da Sobral e são bastante queridos pela comunidade que mora no maior conglomerado de favelas do Acre.
De longe, a Baixada da Sobral é o colégio eleitoral mais disputado de Rio Branco. Cobiçada por todos os candidatos dos mais diversos bairros de Rio Branco, pessoas envolvidas nos mais diversos espectros políticos dizem que o candidato que possuir a maior quantidade de lideranças da Baixada, tem uma probabilidade muito grande de ganhar uma eleição, quer para vereador ou para deputado estadual e federal.
Pelo sim ou pelo não, a Baixada da Sobral nunca deixou de ter representantes que disputassem as eleições em Rio Branco. Representantes esses, extremamente qualificados para representar a população, principalmente aqueles que foram abandonados e ainda continuam abandonados pelo poder público.