SÓ DE LONGE
O Cafezim anda frio. Estou em Ribeirão Preto há dias para passar por um procedimento cirúrgico. Pra completar, o médico me atendeu e resolveu passear na “zorópa”. Tô aqui de cara pra cima esperando o cabra pra me operar.
NADA MUDOU
Pelas notícias que tenho recebido, nada mudou. Marcus Alexandre continua na frente. Há poucos meses da eleição, o quadro segue inalterado. Somente um fato extraordinário pode influenciar esse quadro. A coisa não anda nada boa para o velho Boca. Como dizia meu saudoso pai: quando a onda vem, não tem dinheiro que mude o rumo.
FASE DO DESESPERO
O prefeito anunciou o ônibus elétrico, que foi só sair de Rio Branco, pegou fogo; anunciou o programa Asfalta Rio Branco, que virou um tapa-buraco. O desespero tomou conta e o prefeito resolveu inaugurar uma viga do viaduto. Como diria o bicheiro Giovanni Improta, interpretado pelo saudoso José Wilker: o tempo “ruge” e a Sapucaí é grande.
MAMED SAID
Sempre lembro com carinho do Saidinho, uma das cabeças mais iluminadas que o Acre produziu e que a política perdeu. Ex-deputado pelo glorioso e hoje um conceituado mestre da UnB. Seguir @mamedesaid no Instagram é consumir conhecimentos.
APOIO ESVAZIADO
O prefeito Bocalom comprou gato por lebre. Entregou a vice para o governador, e a máquina estadual não vai entrar na campanha e ainda liberou seus comissionados. Ainda deu uma secretaria para o Rueda, que pode ser impedido pela justiça a qualquer momento. É um trem que ninguém entende.
E O VICE?
Junho chegou e nada de sair o nome do(a) vice do Chame Chame. O nome certamente terá que ser capaz de contribuir com votos da direita, visto que, queira ou não, os adversários querem ligar candidato do glorioso à esquerda, mesmo ele tendo saído de lá. E o segundo ponto, e talvez mais importante: o apoio do Fundo Partidário.
TÁ BEM CLARO
Depois de ser humilhada em duas situações pelo atual governador, tanto no caso de Brasiléia como quando seu nome foi posto para a prefeitura, não é difícil imaginar que os apoiadores e simpatizantes da deputada Socorro Neri marcharão 100% com o candidato Marcus Alexandre. Socorro Neri está anos-luz à frente dos demais deputados federais do Acre e é um nome quase imbatível para o senado em 2026. Anotem aí a profecia do Bruzugu: em 2026, os senadores serão dois que não se bicam, Jorge Viana e Socorro Neri. Gladson, que até então era imbatível, pode até comer poeira
SAMPA DE VERDE E AMARELO
A Avenida Paulista foi tomada neste domingo pelo verde e amarelo. Mas, para desespero dos bolsominions, quem tomou conta da cor canarinha foi a turma do abecedário todo, o movimento LGBTQIA+. Pra entender o que quer dizer todas essas letras, só fazendo um curso. Se você é contra, não tem problema, só precisa respeitar. Lembre-se de que o julgamento é exclusividade de Deus.
BENTITO EU ENTRE AS “MULÉ”
Criei há tempos um grupo no WhatsApp chamado Mulheres Empoderadas. Nomes como Jane Maria Vilas Boas, Laisse Barbosa, Concita Maia, Socorro Neri, Fátima Almeida, Nazaré Araújo, Sirlene Luz, Shirley Torres, Arlete Pimentel, Socorro Rodrigues e por aí vai. Eu fico só aprendendo.
POBRE ACRE
Eu e você, caro leitor, podemos citar inúmeros bons políticos acreanos que atuaram na Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Hoje, vemos com tristeza isso aí que eu não sei qualificar ou seria desqualificar? Pra mim, salvam-se 2 na Câmara, 3 na Assembleia e 1 (uma) na Câmara. Soma-se a um governador brincalhão e todo enrolado e um prefeito cabeça de bagre. Como diria a minha sogra: só Jesus na causa.
EXTREMA DIREITA
Uma vergonha, um papelão, um escracho. Foi o que deputados da extrema direita aprovaram no Congresso Nacional. Liberaram as fake news, liberaram a mentira nas redes sociais. A extrema direita se alimenta disso. Tenho amigos bolsonaristas que só leem sites da extrema direita, se alimentam “intelectualmente” dessas narrativas falsas e fogem da imprensa comum. Não entendem que jornais como Folha, Estadão, Globo, entre outros, podem sim ser tendenciosos, mas se mentirem, podem responder na justiça, o que não ocorre com sites de extrema direita ou extrema esquerda.
ENDOIDARAM
Numa pesquisa recente, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro aparece na frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como mais forte pra enfrentar o presidente Lula. E eu que pensava passar uns anos em João Pessoa. Será que vou ter que sair do país pra não assistir esse dramalhão? Lembrei do saudoso desenho animado do Leão e a Hiena, quando a hiena Hardy dizia: “Oh céus! Oh vida! Isso não vai dar certo!”
A CASA TÁ DIVIDIDA
Na minha casa, eu vou para um lado e a mulher para outro. Vou de Sirlene Luz, minha pré-candidata, e a patroa vai de Shirley Torres. Eu torço para que Lene Petecão e Elzinha Mendonça também permaneçam. É preciso aumentar a representatividade feminina.
CARA A CARA
Vindo para SP, dentro da aeronave, dou de cara com o deputado Roberto Duarte e fui logo falando: “Oi, deputado, tem gostado do meu blog que baixa o cacete em ti?” E ele educadamente me respondeu: “É isso mesmo, quem tá na política tem que segurar a onda.” Parabéns, deputado, ponto pra você.
DE PIRES NA MÃO
O funcionalismo público acreano recebeu com tristeza a notícia de que o aumento de 5% prometido para o pagamento de junho pode ser adiado. Tristeza maior é saber que a esperança da maioria é, na verdade, ver a sua margem de consignado aumentar um pouco pra correr no banco.
VAI ENTENDER UM TROÇO DESSE
Um professor de nível superior se aposenta na última letra após 35 anos de serviço com um salário de 6 mil reais. O governo do Acre abre concurso para o Detran com salário inicial para um “orêia seca” 2 vezes maior que a aposentadoria de um professor. Como diria o Datena: me ajuda aí, pô.
As opiniões e idéias do blogueiro a partir da interpretação de dados e fatos são pessoais e seu texto não reflete, necessariamente, a opinião do site A Tribuna do Acre
Meu Brother, nesse teu grupo das mulheres empoderadas, na minha modesta opinião, o nome de Perpétua Almeida, cai como uma luva.
O que achas?