A população da parte Alta de Rio Branco corre o risco de passar a virada de ano sem água para tomar banho. Segundo informações, uma bomba de captação de água quebrou, reduzindo o fluxo de água para milhares de pessoas na periferia de Rio Branco.
“A bomba do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) quebrou nesta terça-feira, 26, e diminuiu o abastecimento de água no bairro Parque dos Sabiás e redondezas, na capital acreana” diz o Ac24horas
Há relatos que a água sequer chega nas torneiras. Moradores do bairro Chico Mendes, na região do São Francisco reclamam que estão há vários dias sem água e estão furiosos com a administração do prefeito Tião Bocalom, que prometeu combater a falta de água na capital, quando concorreu às eleições. No Esperança, Mocinha Magalhães, Baixada da Sobral, e em bairros do Segundo Distrito, moradores enfrentam as mesmas situações: a água não chega e quando chega, não tem força para subir. O prefeito havia dito também que tinha mais de R$ 400 milhões de reais no caixa da prefeitura. Fato divulgado amplamente pela mídia.
Faltar água para a população pobre e que não tem condições de comprar é terrível, mas o card da Prefeitura de Rio Branco convidando os moradores a participarem da celebração do aniversário da Cidade anuncia uma “Rio Branco da Dignidade.”
É uma afronta à dignidade dos rio-branquenses o poder público municipal não se precaver de eventuais transtornos e, consequentemente, permitir que falte água para a população, principalmente, aqueles que moram na periferia.