Segundo informou o maior jornalista político do Acre, Luiz Carlos Moreira Jorge, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) exigiu que o PP não lançasse nenhum candidato à presidente da Câmara Municipal. Bocalom quer Joabe Lira presidente.
Crica disse em seu blog que, após ter sido humilhado pelo PP e enxotado, Bocalom deu a volta por cima e conseguiu fazer o partido lhe apoiar a reeleição, o transformando em um “puxadinho” de sua candidatura. O velho titã afirma que Bocalom implementou a mesma estratégia que fez o PP lhe apoiar pelo beiço e agora exige que o mais poderoso partido do Acre ordene que seus seis vereadores apoiem seu pupilo Joabe.
“O prefeito Tião Bocalom, que foi humilhado, expulso do PP, e na eleição municipal colocou o PP como um puxadinho da sua candidatura; voltou a repetir a mesma estratégia na eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, a acontecer na próxima quarta-feira, ao exigir que o PP não tivesse candidato à presidência – mesmo sendo o partido de maior bancada – e apoiasse seu candidato, o vereador eleito Joabe Lira (UB).”
“Bocalom, do PL, é o homem mais forte do PP“
Crica disse que a vereadora Elzinha Mendonça já teria os votos suficientes para ser a primeira mulher do século 21 a ser presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, mas devido uma manobra do prefeito com o aval do governador Gladson Cameli, inviabilizou o projeto do PP de governar o parlamento municipal.
“O PP já tinha 13 votos certos para eleger a vereadora Elzinha Mendonça (PP). A manobra do prefeito Tião Bocalom teve a concordância do governador Gladson Cameli. A dedução a que se chega é ser o prefeito Bocalom o homem mais forte hoje no PP, mesmo sendo filiado ao PL. É quem dá as cartas dentro do partido.”
“Ele quer transformar a Câmara Municipal em uma secretaria da Prefeitura“
Um vereador que preferiu não se identificar lamentou que o PP tenha se rebaixado a Bocalom e declarou que se Joabe Lira for eleito presidente, a Câmara Municipal de Rio Branco será transformada em mais uma “secretaria” da Prefeitura.
“O PP tem seis vereadores na Câmara. É, de longe, o partido mais forte. A Elzinha é extremamente qualificada. Se o Joabe ganhar, a Câmara perderá seu protagonismo, sua independência, e será mais uma secretaria do Prefeito. Isso seria uma vergonha e a população de Rio Branco não quer isso” – disse.
Bocalom teme Elzinha Mendonça
Ocorre nos bastidores a informação que o maior medo que o prefeito Bocalom tem é da vereadora Elzinha Mendonça ser eleita presidente da Câmara Municipal. Elzinha fez um forte combate no primeiro mandato de Bocalom e ela já declarou que lutará pelos interesses da população custe o que custar, nesse segundo mandato. Elzinha eleita presidente haverá pranto e ranger de dentes na Prefeitura de Rio Branco