Quem circula por qualquer parte da cidade de Rio Branco, vai ver populações de cães e gatos abandonados pelos seus donos que podem causar acidentes aos motociclistas ao perambularem nas ruas da capital sem nenhuma atenção do poder público municipal.
A questão foi levantada pelo ativista das causas sociais Francisco Panthio, que publicou um vídeo nas redes sociais criticando a ausência de ações da Prefeitura de Rio Branco, que, segundo o mesmo, tem um centro de zoonoses sem estrutura de antendimento para acolher e até auxiliar as ONG’S e voluntários, que se dedicam ao trabalho de cuidar de centenas de animais pelas ruas da capital. Panthio cobrou mais parceria entre poder Público e quem se dedica e luta por conta própria a fazer o trabalho de cuidar e alimentar os mesmos.
“Ai desses animais abandonados se não fosse as ONG’S e voluntários anônimos, é impressionante a quantidade de animais em situação de abandono em Rio Branco, fruto do descaso dos donos que largam cães e gatos a própria sorte. Alem do desamor dos seus donos, a política de atenção por parte do poder Público é falha, quase amo funciona. O centro de zoonoses de Rio Branco tem um atendimento precarizado, sem muita estrutura de medicamentos e sem ações que possam servir de cooperação com entidades e pessoas que atuam no cuidado e amparo de animais abandonados. São verdadeiros anjos do bem, que acolhem, fazem vaquinha e pedem arrecadação da sociedade, para comprar rações, medicamentos e até cirurgias particulares. A prefeitura municipal deveria modernizar e equipar melhor o Centro de Zoonoses, transformar em um local de referência veterinária e de melhor acolhimento aos centenas de animais abandonados pelas ruas de Rio Branco. Aos voluntários, nossa gratidão e muita admiração pelo belo trabalho que realizam”, finalizou Panthio.
Rio Branco tem várias ONG’S e voluntários anônimos, que se dedicam ao acolhimento e levam comida para cães e gatos espalhados pelas ruas. Seria muito interessante a Prefeitura ajudar a fortalecer essas ações que podem refletir positivamente na sociedade.
Veja o vídeo do ativista das causas sociais Francisco Panthio abaixo: