Os aprovados no concurso da Polícia Penal do Estado do Acre, realizado em 2023, estiveram nesta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa para manifestar sua insatisfação com a falta de contratações. O grupo comemorou a data com um bolo, simbolizando o primeiro ano desde a realização das provas, sem que nenhum candidato tenha sido chamado para assumir o cargo.
“Esse bolo simboliza um ano que eles fizeram o concurso público, haja vista que a demanda exige contratação e até agora nada. A situação é bem precária, os próprios policiais penais têm reclamado constantemente que não conseguem realizar de forma efetiva o serviço para o qual foram selecionados”, disse Manoel Lima, representante dos aprovados. Ele destacou que a falta de pessoal impacta diretamente a segurança nas unidades prisionais, prejudicando o trabalho de ressocialização dos reeducandos e colocando em risco tanto os policiais penais quanto os detentos.
Os aprovados lembram que o Ministério Público e outros órgãos de fiscalização já apontaram a necessidade urgente de novas contratações, ressaltando o impacto negativo da sobrecarga de trabalho dos poucos policiais penais ativos no estado. O grupo segue cobrando uma posição do governo e aguarda a convocação para suprir essa demanda crescente no sistema prisional acreano.
Foto capa: créditos Jardy Lopes