Uma nova sondagem divulgada pelo Centro Palestiniano para Pesquisas Políticas e de Pesquisa revela níveis decrescentes de apoio ao Hamas tanto na Faixa de Gaza como na Cisjordânia, embora a percentagem que acredita que o ataque do grupo terrorista de 7 de Outubro foi “correcto” permaneça praticamente inalterada.
De acordo com a pesquisa, 71% dos palestinianos em Gaza e na Cisjordânia apoiam os massacres de 7 de Outubro, nos quais terroristas mataram cerca de 1.200 pessoas e raptaram outras 253, contra 72% que o afirmaram quando a sondagem anterior da organização foi publicada em Dezembro.
Embora o número global tenha permanecido estável, o apoio às atrocidades aumentou de 57% para 71% em Gaza nos últimos três meses e caiu de 82% para 71% na Cisjordânia.
Juntamente com o próprio grupo islâmico, os entrevistados deram notas altas ao líder do Hamas em Gaza, Yahya Sinwar, pela sua conduta na guerra, com 61% de aprovação, embora este número tenha diminuído um pouco em relação aos 69% de Dezembro.
Entre as outras questões da pesquisa estão em quem os palestinos votariam se novas eleições parlamentares fossem realizadas hoje. Uma pluralidade – 30% – diz o Hamas, seguido de 14% para o movimento Fatah do Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, que ficou um pouco abaixo dos 15% para nenhum dos acima mencionados. Seis por cento dos entrevistados dizem que apoiarão terceiros, enquanto 36% não votarão.
Informações: The Times of Israel
Foto capa: Ilustrativo: apoiantes do Hamas na cidade de Hebron, na Cisjordânia, manifestam-se em 2 de janeiro de 2024, contra um ataque israelita no Líbano que matou o vice-líder do grupo terrorista. (Hazem Bader/AFP