Em discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 6, a deputada Michelle Melo (PDT) denunciou a escassez de terapias essenciais para crianças, como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional. A parlamentar relatou que diversas clínicas, anteriormente credenciadas pela Unimed, foram descredenciadas, deixando muitas famílias sem o atendimento necessário para o desenvolvimento de seus filhos.
Michelle enfatizou que, em uma audiência pública na Aleac, foi debatida a situação de milhares de crianças que necessitam desses serviços. “Essas terapias são fundamentais para o desenvolvimento dessas crianças, e a falta delas causa regressão no seu aprendizado e bem-estar. Muitas delas estão perdendo a oportunidade de ter um futuro mais saudável e funcional”, afirmou.
A parlamentar também destacou que o problema não se limita apenas aos convênios privados, como a Unimed, mas também atinge o sistema público de saúde. “Além das crianças que dependem do SUS, muitas que têm plano de saúde não estão conseguindo acessar os serviços. As mães, que muitas vezes têm condições de pagar, não conseguem encontrar as clínicas que oferecem o tratamento necessário”, explicou Michelle.
Para resolver essa questão, Michelle Melo propôs que o governo do estado adote medidas urgentes, como a contratação de clínicas especializadas para ofertar os serviços, especialmente considerando o modelo adotado na área da saúde para credenciamento de clínicas de hemodiálise. “Essa é uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida das nossas crianças e, consequentemente, o futuro delas. Precisamos agir rápido para que essas terapias estejam acessíveis a todas as famílias, sem que haja mais demora ou sofrimento”, concluiu a deputada.
Assessoria de comunicação deputada Michelle Melo