Bairro Plácido de Castro sofre com obras inacabadas e promessas não cumpridas. População questiona atitudes da gestão Tião Bocalom.
No bairro Plácido de Castro, na Baixada da Sobral em Rio Branco, a Rua São Bento se tornou um cenário de indignação e descontentamento. Moradores da região relatam que, após o início de uma obra de reparo realizada pela Prefeitura, através do Programa Asfalta Rio Branco, o maquinário foi subitamente retirado sem explicações claras, deixando o trabalho incompleto. Segundo os moradores, o motivo seria que os trabalhadores descobriram que a maioria dos moradores da rua votam no ex-prefeito Marcus Alexandre, que segue liderando as pesquisas para a prefeitura de Rio Branco.
Vídeo: reprodução
Na última semana, uma equipe da Prefeitura, sob a gestão do atual prefeito Tião Bocalom, chegou à rua com maquinário pesado e iniciou o trabalho de terraplanagem, seguido pela aplicação de uma camada de piche. No entanto, segundo relatos de moradores, assim que foi percebido que a maioria da população local declaram apoio em Marcus Alexandre nas eleições municipais, as máquinas foram rapidamente retiradas, deixando a obra sem conclusão.
“O pessoal começou a trabalhar e jogaram só o piche. Quando descobriram que todo mundo aqui votam no Marcus Alexandre, pegaram as máquinas e foram embora. Depois disseram que outra empresa viria terminar o serviço, mas até agora, nada. É um absurdo”, desabafa um morador da rua há mais de 15 anos que não quis se identificar. “Estamos sendo castigados porque temos uma posição política diferente, e quem paga por isso é a. Eu população, que fica sem o asfalto prometido”, completou ele.
Última obra foi na gestão de Marcus Alexandre
Os moradores da Rua São Bento também destaca que o último benefício concreto que receberam foi na gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre, com a construção de calçadas e melhorias de infraestrutura. Desde então, os moradores alegam que a rua ficou no esquecimento até as recentes e frustradas tentativas de reparo.
“Na época do Marcus Alexandre, pelo menos tivemos melhorias. A gente sentia a presença da prefeitura. Agora, além de abandonados, somos ignorados por questões políticas. Estamos cansados de promessas vazias e desculpas”, disse outra moradora, que preferiu não se identificar.
Promessas não cumpridas
A Prefeitura, até o momento, não se posicionou oficialmente sobre a interrupção das obras na Rua São Bento. O discurso de que “uma nova empresa assumirá a finalização do asfalto” tem circulado entre os moradores, mas não há informações concretas sobre prazos ou datas para o retorno das obras. O temor da população é que as promessas fiquem apenas no discurso.
Por enquanto, o cenário é de revolta e frustração. A rua permanece com o piche jogado, sem previsão de asfaltamento, e os moradores seguem aguardando uma ação efetiva da gestão atual, que parece mais preocupada com preferências políticas do que com as necessidades reais da população.