Francildo Chaves, nascido em 29 de setembro de 1982, é um exemplo de superação e dedicação. Criado entre a região da Baixada e Vila Acre, devido a separação dos pais, ele conheceu desde cedo a responsabilidade de ajudar no sustento da família. Ainda criança, começou a trabalhar, passando por diversas funções até encontrar sua vocação na engenharia civil, área em que se destacou ao longo dos anos.
Francildo Chaves e Marcus Alexandre /Foto: Redes Sociais
Após concluir o ensino médio no Colégio Estadual Rio Branco (CERB) em 2000, Francildo foi aprovado no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Acre (UFAC), formando-se em fevereiro de 2008. Além disso, é pós-graduado em duas especializações, georreferenciamento de imóveis rurais e infraestrutura rodoviária em BIM. Sua trajetória profissional é marcada por anos de atuação no setor privado e público, onde exerceu funções de desenhista técnico, topógrafo e engenheiro.
Servidor público desde 2003 sendo efetivado em 2011 por meio de concurso público, Francildo desempenhou papéis de destaque, como gerente de topografia do DERACRE e diretor de Obras da SEOP municipal, onde trabalhou diretamente em importantes projetos e obras de infraestrutura em Rio Branco. Entre elas, destacam-se o Shopping Aquiri, o Centro de Iniciação ao Esporte, a Arena Race, e as encostas do Rio Acre, pavimentação do acesso entre a Via Verde e o Praia do Amapá, pavimentação do Ramal Beija Flor no Calafate, pavimentação do Ramal São José no Belo Jardim I e II, pavimentação na estrada Apolônio Sales após o Igarapé Redenção, pontes em concreto na estrada do Quixadá. Com mais de 90% das obras realizadas na gestão de Marcus Alexandre passando por suas mãos por meio de acompanhamento topográfico, Francildo consolidou sua relevância na engenharia local.
Além de suas contribuições como engenheiro, Francildo também atuou como professor no SENAI e na Faculdade IESACRE, formando novas gerações de profissionais. Agora, como candidato a vereador pelo MDB, ele se coloca à disposição da população de Rio Branco, trazendo sua vasta experiência para melhorar ainda mais a cidade que ajudou a construir.