Noa Argamani, Almog Meir, Andrey Kozlov e Shlomi Ziv foram resgatados em uma operação conjunta das IDF, Shin Bet e da unidade policial Yamam.
Mais quatro reféns foram resgatados em uma operação conjunta das FDI, Yamam, Shin Bet e polícia israelense, anunciou a FDI em um comunicado no sábado.
As IDF divulgaram a seguinte declaração no sábado: “Foi autorizado para publicação que, em uma operação complexa das IDF, Shin Bet e da unidade Yamam da polícia de Israel, quatro reféns israelenses foram resgatados na manhã de sábado. Os reféns, Noa Argamani (25,) Almog Meir (21), Andrey Kozlov (27) e Shlomi Ziv (40) foram sequestrados pelo Hamas do partido ‘Nova’ para a Faixa de Gaza em 7 de outubro, diz o site Jerusalém Post.
“Os reféns foram resgatados por combatentes do Shin Bet e Yamam de dois locais diferentes, numa operação no coração de Nuseirat. A sua condição médica é estável e foram transferidos para exames médicos adicionais no Centro Médico Sheba, em Tel HaShomer. Forças de segurança. continuaremos a fazer todos os esforços para trazer de volta os reféns.”
Mais tarde, em uma declaração televisionada, o porta-voz das FDI, contra-almirante Daniel Hagari, falou sobre a operação heróica: “As FDI e Yamam se infiltraram em duas instalações enquanto eram atacados por terroristas do Hamas. Um soldado Yamam ficou gravemente ferido na operação e acaba de chegar ao hospital. Oramos pelo seu bem-estar.
‘Não desistirei de um único refém“
“Esta operação foi um sucesso no resgate e devolução de quatro reféns. Continuaremos a fazer tudo para devolver os 120 reféns ainda detidos em Gaza .”Não desistiremos de um único refém. Quero dizer que é um grande orgulho ver as forças de segurança trabalhando juntas, ombro a ombro, numa operação vital: devolver os reféns para casa. Quando a operação atingiu este nível de inteligência e foi aprovado [pelos órgãos competentes]… só então fomos autorizados a prosseguir.
Quando questionado pelo KAN 11 se havia outros reféns com eles, “Não podemos responder a estas perguntas de inteligência sobre outros reféns. Devemos ter cuidado com a segurança da informação. Esta operação poderia ter terminado de forma muito diferente.”
No início do dia, as IDF anunciaram que estavam atacando estruturas terroristas em Nuseirat, na Faixa de Gaza.
Pelo menos 210 palestinos foram mortos e cerca de 400 feridos em ataques israelenses em Nuseirat, no centro de Gaza, no sábado, disse em um comunicado o escritório de mídia do governo de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas.
Por Jerusalém Post