A reforma da Praça da Revolução pela administração do prefeito Tião Bocalom segue rendendo críticas e piadas na internet.
Os internautas criaram uma montagem com a estátua de Placido de Castro, herói da Revolução Acreana, totalmente pintada de azul e criticaram a tentativa da gestão Bocalom de descaracterizar a praça, que foi projetada pelo escritório Burle Marx, do Rio de Janeiro, paisagista brasileiro reconhecido internacionalmente.
“A gestão Bocalom, não satisfeita em ver a praça da Revolução bonita, sem nada para fazer, começa a inventar obras de revitalização, tendo outras praças totalmente abandonadas na periferia de Rio Branco. Agora ele vai realizar o sonho de sua gestão: de pintar o Plácido de Castro de azul” – disse um internauta.
As praças do Aeroporto Velho, São Francisco e em outros bairros periféricos, segundo os internautas, é que deveriam receber a atenção do prefeito Bocalom, não a Praça da Revolução.
“A praça do Aeroporto Velho está toda acabada. Os equipamentos velhos, o alambrado do campo destruído, isso ele não olha, mas olhou pra Praça da Revolução, sem defeito nenhum. Isso sem falar nos outros lugares. Absurdo” – concluiu.
O Ministério Público do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural instaurou uma notícia de fato para apurar a denúncia de possível dano ao patrimônio histórico e cultural de Rio Branco, em razão de obras executadas pela prefeitura na Praça da Revolução.
Segundo a denúncia, as obras comprometeram características históricas e culturais do local, inclusive, com a retirada da estátua de Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana, movimento que anexou o Acre ao Brasil.