Estão com medo
O anúncio extra-oficial da aliança do senador Sérgio Petecão com Marcus Alexandre caiu como uma “bomba” no meio do entorno do prefeito Bocalom, seus aliados e os cargos comissionados. Isto porque Petecão foi o maior responsável pela vitória de Bocalom em 2020. Aliados do prefeito, em anonimato, disseram que a ida de Petecão causará um “estrago” na campanha do velho Boca: “Petecão sabe fazer política e anda no meio do povão.”
Se Gladson vier… O que já era difícil, vai piorar para o Boca
Os aliados do prefeito Bocalom estão com os nervos à flor da pele. Com o anúncio da aliança entre o senador Petecão e Marcus Alexandre, os estoques de remédios calmantes, sucos de maracujá e qualquer outro medicamento para ansiedade devem sumir temporariamente das prateleiras das drogarias e dos mercados. Se o governador Gladson Cameli, dominador da máquina estadual, entrar em campo na aliança com Marcus contra Bocalom, aí o bixo pega: os bocalonistas precisarão importar muito remédio para se acalmar e dormir, pois terão sucessivos pesadelos com a balsa de Manacapuru. O que já tava difícil para o prefeito Boca, com a vinda de Gladson, pode piorar de vez.
Marcus, o estrategista
Chame Chame tem uma habilidade nata, que o diferencia de outros políticos: sabe fazer política como ninguém e tem o domínio de saber esperar, sempre agindo calmamente diante dos cenários políticos adversos. O carisma é indiscutível e sua aceitação popular, inquestionável. As pesquisas estão aí para provar. Marcus tem revigorado o MDB e a realidade atual do Partido é outra, totalmente diferente das eleições passadas: a adesão de filiados de peso, as articulações intensas e o time que vai disputar a Câmara Municipal lembra os tempos áureos do partido no passado. O Velho Lobo e os cabeças brancas estão suaves na nave, rindo para o vento.
MDB forte e competitivo
Marcus Alexandre entrou um tempo desses no MDB e os emedebistas já tem a impressão que ele já está lá dentro do Partido há anos. Sempre atencioso com os militantes, Marcus os tem empoderado e recebe, ao mesmo tempo, o carinho e a fidelidade recíproca. Um militante emedebista destacou a liderança de Marcus Alexandre dentro do Partido com as seguintes palavras: “Marcus é diferenciado, nos valoriza e por ele, estamos preparados para a batalha que está por vir.”
Desesperados
Atônitos com as notícias positivas e alianças da pré – candidatura de Marcus Alexandre e ao mesmo tempo, desesperados com a rejeição do atual prefeito nas ruas de Rio Branco, aliados de Bocalom tentam, sem sucesso, disseminar nas redes sociais a teoria da conspiração de que Marcus é um “petista infiltrado no MDB.” Os cargos comissionados do prefeito tem passado vergonha nas redes sociais. Pessoas que não militam na política são as primeiras a repelir o desespero dos bocalonistas.
Marcus e o carinho dos evangélicos
Quando foi prefeito, Marcus Alexandre foi o primeiro prefeito a favor do Estudo da Vida e da Família aprovado na Câmara de Rio Branco, que reconhecia o modelo tradicional de família. É amigo de várias lideranças evangélicas de Rio Branco. Sua forma tranquila e atenciosa de conversar com as ovelhas e com os pastores não tem diferenciação , pois trata todos iguais. Por isso que a maioria dos evangélicos, de várias denominações, o apoiam.
Moradores do Vitória não quer nem papo com Bocalom
As ruas dos bairros que compõe a parte alta da cidade estão intrafegáveis e devoradas por buracos, com cada rua pior que a outra. Moradores do bairro Vitória, periferia de Rio Branco não querem nem saber do prefeito Bocalom andando por lá. “Não é bem vindo aqui, porque passou mais de 3 anos e não fez nada pelo bairro” – disse um morador.
Jonilson da Clínica São Camilo
Quem tem se articulado bem é o Jonilson da Clínica São Camilo. Experiente, tem se cercado de várias lideranças políticas dos mais variados bairros de Rio Branco. O homem tem visitado intensamente a periferia da cidade. Na sua simplicidade, tem recebido muitos apoios, se destacando como um dos nomes mais fortes da Baixada da Sobral, seu reduto. É seu primeiro desafio como pré-candidato. Jonilson pode surpreender muitos políticos profissionais nesta eleição.
Incompetência pura
Ver o prefeito Boca pedindo para a população poupar água quando ele mesmo prometeu mandar o líquido precioso para todas as moradias de Rio Branco, quando tomou do Governo a SAERB, é uma piada de grande mau gosto. Bocalom acha que governar uma cidade com quase meio milhão de habitantes com frases de efeito e promessas mirabolantes vai trazer algum benefício para a população. O Prefeito não aceita que governa Rio Branco por causa do voto de protesto e agora, que o povo sabe por triste experiência da sua desorganizada e atrapalhada forma de governar, expõe seu desejo de mudança, tanto nas pesquisas quanto nas redes sociais.